Este espaço pretende ser um espaço de debate de ideias, de opinião, de apresentação de soluções e não um espaço de má língua. Pretende ser um local onde se mostra o que está mal na nossa Freguesia e no nosso Concelho há muitos anos, que continua a estar mal mesmo depois de alertar para os problemas e apresentar soluções para os mesmos. Não pretende ser um espaço onde só se mostre o que está mal por mostrar, mas sim onde se mostre o que passa ao lado da população. Onde se mostre o que muitas vezes é proposto pela oposição ao executivo da Junta de Freguesia, que é feito, e que depois nunca chegue á população quem propôs e porque foi feito assim.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Temas que iremos lançar!

  1. Obras na Freguesia-Tempo que demoram a ser executadas.
  2. Estradas cheias de buracos
  3. Iluminação nas ruas muito deficiente
  4. Buracos nas estradas da freguesia.
  5. Espaços Verdes.
  6. Higiene Urbana- Limpeza das Ruas
  7. Assembleias de freguesia abertas à população e reuniões publicas-Informação das datas não chega aos cidadãos.
  8. Sugestões para possíveis soluções.

Agradecemos a colaboração de todos os interessados com a contribuição de reportagens destes ou de outros assuntos da nossa Freguesia ou Concelho.

Cumprimentos

Cidadão do Lavradio

Obras na nossa freguesia adiadas constantemente!

À muitos anos à espera de obras a escola numero dois do Lavradio fica nas condições que mostramos nas imagens seguintes. As obras nesta escola têm vindo a ser adiadas à já cerca de dois anos com desculpas que não convencem nenhum dos habitantes do Lavradio. Está na hora de nós Cidadãos do Lavradio exigirmos as condições ideais para os nossos Cidadãos mais novos. Temos que exigir estas e outras obras nas várias infastroturas do Lavradio para que a nossa terra deixe de ser uma das mais atrasadas do concelho, mais suja do concelho, fazendo do Lavradio os subúrbios do Barreiro.








































Como podemos ver nestas imagens as crianças ficam com o recreio cheio de poças de água não podendo brincar normalmente.


Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Texto e fotos cedidas pelo Cidadão João Santos

O Cidadão João Santos enviou-nos este texto e fotografias que se seguem.

































Incêndio na Quinta dos Fidalguinhos mostra fragilidades que os moradores desconheciam. Os moradores da Quinta dos Fidalguinhos no Lavradio na noite de dia 06 de Novembro viram arder a Churrasqueira ali existente por falta dos meios necessários. Não, não foram os Bombeiros os culpados, até pelo contrário, estes fizeram de tudo para minimizar os estragos. O problema foi mesmo a falta de água nas bocas de incêndio nesta zona. Os bombeiros tentaram ligar as mangueiras a várias bocas de incêndio e nada, nem pinga de água. Depois de chamados os funcionários da câmara para ligarem a água nas bocas de incêndio, a resposta do funcionário foi, (isto está assim avariado à já tantos anos). Por todos estes factos e depois de tudo ter acalmado a Secção do Partido Socialista do Lavradio vem por este meio mostrar a sua indignação pela falta de responsabilidade das autoridades competentes em manterem esta situação de extrema importância sem que tomem nenhuma atitude.

Se alguma habitação arder por completo por causa desta situação, quem vai ser responsabilizado?


O Cidadão do Lavradio pergunta também, e no resto do concelho estará tudo bem ou na mesma situação?

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Entrada do Lavradio pela Rua Doutor Miguel Bombarda

Quem entra agora no Lavradio pela Rua Doutor Miguel Bombarda pode ver uma obra feita pelos alunos da Escola Álvaro Velho que sem duvida vem dar um novo ar ao local.
















Pena é ao que assistimos antes de ali chegar, ao lado e depois de ali passar.
Antes de ali chegar continua a tal barraca e um terreno por limpar que dão uma vista de miséria à nossa Vila.

















Ao lado desta obra está a Escola nº 2 que espera por obras à vários anos e que continua com um aspecto degradável onde as crianças têm que brincar na terra por não haver mais local nenhum.

Depois desta obra, o nosso Velho Lavradio que está a cair aos bocados e que nada é feito para parar esta degradação, começando no Convento dos Loios por esta rua fora como quem entra por ali pode observar.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais buracos no alcatrão ou alcatrão nos buracos?

Na Rua Alves da Cunha os buracos são cada vez mais e como no resto do Lavradio nada se faz, a não ser tapar com remendos o que mal feito como vem sendo feito faz com que o problema continue.



































Logo a seguir na Rua Dom José Carcamo Lobo está um grande buraco que também demora a ser tapado.




















Vamos continuar a insistir de maneira a que o nosso Lavradio deixe um dia de ser uma vila assombrosa e passe a ser uma vila moderna e onde os seus habitantes se sintam bem e tenham orgulho de aqui morar.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Rua dos Mártires da Guerra Colonial

As obras por causa da ETAR na Rua dos Mártires da Guerra Colonial vão passando e deixando marca. Os responsáveis por esta obra vão deixando coisas por fazer e o executivo da Junta nada faz em relação a isso. Como mostra na fotografia vão ficando buracos no alcatrão, calçadas por reparar, e este é só um dos pontos, porque há muitos outros.
















Não podemos deixar que estas coisas caiam em esquecimento porque esta obra deveria ser para trazer mais valias e não mais problemas.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Obras Na Rua Silva Cristino.

Obras no Lavradio é coisa rara e por isso alvo de disconfiança. Na rua Silva Cristino estão em curso obras que esperemos terminem com a colocação de um novo piso de alcatrão na mesma. Os buracos nessa rua e na Rua Grão Vasco são mais que o alcatrão já existente e convem não se esquecerem de outras ruas que aqui vamos mostrar.





























E já agora que etão com a mão na massa não se esqueçam do logradouro nessa rua que está num estado miserável e que não dignifica em nada a nossa vila.

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/04/logradouros-um-problema-antigo-e-falta.html

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Texto sobre a Escola nº 2 escrito por um cidadão a um jornal do nosso concelho.

O espaço exterior da Escola n.º 2 do Lavradio, escola que além de estar em plena actividade tem inclusive obras prometidas para Janeiro do próximo ano, foi transformado em recinto de mercado (como a foto documenta) e em parque de estacionamento para veículos de longo curso, no apoio às festas da freguesia.


ESCOLA MULTIUSOS


Numa altura em que muito se discute sobre que futuro dar às escolas básicas entretanto desactivadas no concelho do Barreiro, como são os casos da Escola Conde Ferreira (antiga escola n.º 1 do Barreiro) e da Escola Adães Bermudes (antiga escola n.º 1 do Lavradio), a Junta de Freguesia do Lavradio decidiu transformar o pátio de uma escola que está em actividade, num espaço multiusos!

O espaço exterior da Escola n.º 2 do Lavradio, escola que além de estar em plena actividade tem inclusive obras prometidas para Janeiro do próximo ano, foi transformado em recinto de mercado (como a foto documenta) e em parque de estacionamento para veículos de longo curso, no apoio às festas da freguesia.

De facto, as condições do pátio desta escola dariam um belo recinto para o mercado ou até mesmo um bom parque de estacionamento, mas apesar de inadequado, este espaço continua a ser frequentado por crianças em tenra idade, que à falta de melhor é o único espaço que têm para brincar.

Como em nossa casa e principalmente em períodos de crise como o que atravessamos, se não estimarmos o pouco que temos, com nada ficaremos! É importante que se reveja a politica de utilização dos espaços públicos autárquicos, para que os mesmos sejam conservados e até melhorados, em vez de destruídos por utilização indevida, fruto de erradas decisões do executivo de freguesia.

O facto de esta escola estar em vias de ser intervencionada, não justifica as medidas tomadas pela Junta de Freguesia, pois até à conclusão das obras as crianças terão de continuar a brincar neste inadequado espaço a que chamam de recreio.

Texto do nosso seguidor Antonio Canavilhas

Rua Cândido Manuel Pereira.
Imunda, cheia de buracos,Casas assaltadas,carrinhos da feira nova deixados por todo lado, rupturas no sistema de agua potável, meses a fio,lixo espalhado ,não porque o deitem no chão ,mas porque os contentores são retirados A PEDIDO, depois não há sitio para por o lixo.
Fiscalização de obras ...onde está ?????
Calçada dos passeios sem ser reposta á anos.bla, bla, bla ,bla.
LAVRADIO MINHA TERRA ADOPTIVA (46 ANOS) NÃO MERECES TAL.
VERGONHA DAS VERGONHAS


Muito obrigado pela vossa preocupação com a nossa terra.

Cumprimentos
Cidadão do lavradio

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bons exemplos a seguir.

O Cidadão do lavradio mostra aqui como a Junta de Freguesia poderia resolver o problema dos estacionamentos em cima dos passeios da nossa freguesia.

Esta imagem foi recolhida no conselho de Almada e mostra uma boa solução esteticamente bonita para um problema existente principalmente na Quinta dos Fidalguinhos e Quinta dos Gatos como já aqui falámos anteriormente.






















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Molok na Rua os penicheiros na Quinta dos Fidalguinhos no lavradio.

O molok que faltava na Rua os penicheiros na Quinta dos Fidalguinhos no lavradio já está no lugar.

Finalmente e novamente depois de muita insistência por parte do Cidadão do Lavradio a Câmara lá colocou o molok no lugar, mesmo assim foi preciso esperar 5 meses para termos obra feita. Agora o Cidadão do Lavradio lembra que falta alcatroar em volta do mesmo.

















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Vaga de assaltos cria clima de insegurança.

Os Cidadãos da Quinta dos Fidalguinhos temem pela sua segurança. Segundo informação a que o Cidadão do Lavradio teve acesso este mês já houve alguns assaltos o que leva a população daquela urbanização a ficar apreensiva quanto à segurança das suas casas.
Como não basta-se os assaltos já não são exclusivamente a casas, agora também já roubam na rua, onde o policiamento deveria ser mais regular e com mais elementos.

Um leitor enviou-nos hoje uma fotografia que mostra bem o que naquela urbanização se vai passando.


















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Já não vai para museu!

Finalmente depois de muita contestação o buraco da Rua Augusto Pereira Valegas foi arranjado.

O Cidadão do Lavradio congratula-se por ser uma voz activa desta contestação e por as publicações aqui inseridas venham a surtir efeito junto dos cidadãos e do executivo da Junta de Freguesia.

Aqui está a obra terminada 8 meses depois.


















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Finalmente alguma coisa vai sendo feita!

Depois de vários meses de espera lá o construtor terminou a obra mesmo a fazendo sem nenhuma segurança para quem por ali poderia passar.

Depois de: http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/07/e-um-buraco-que-nunca-mais-acaba.html

Aqui está o resultado:





















Agora falta o executivo da Junta de Freguesia fazerem pressão sobre a Câmara Municipal para que se acabe a obra e se arranje o que falta.




































Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um escândalo para a democracia na nossa Freguesia

Meus caros Concidadãos ao ler o Noticias do Barreiro deparei-me com uma noticia muito triste. Que muitos dos países liderados pelo Comunismo são ditaduras já todos nós sabíamos, mas que na nossa freguesia também existiam actos deste tipo, eu desconhecia.









Esperemos que o executivo da Junta de Freguesia tome alguma medida para evitar que algo parecido ou muito mais desconfortável possa vir a acontecer nesta e noutras Associações da Freguesia.

O edifício onde esta Associação está não é propriedade sua e sendo um centro comunitário não sei sequer se poderá expulsar ou proibir alguém de frequentar as instalações.










E curioso.

No blog da Associação http://aurpil.bloguepessoal.com/ está escrito isto e passo a citar:

Somos uma associação de solidariedade social, sem fins lucrativos, que apoia a exclusão social, na freguesia do Lavradio.

Depois de ler a carta do Senhor Armando Sousa não me parece que assim seja, mas é a minha opinião.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

E um buraco que nunca mais acaba!!!

É verdade parece que esta obra não terá fim, o buraco voltou a ser aberto e novamente sem condições de segurança e sinalização suficiente.
Parece que o executivo não sabe desta obra ou está à espera que aconteça alguma tragédia para só depois tomar medidas.
















O Cidadão do Lavradio pergunta se não estará na altura de tomar medidas e obrigar este construtor a acabar esta obra de vez e reparar aquilo que à muito estragou.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

E só depois de advertidos é que fazem qualquer coisa

É pena que seja preciso o Cidadão do Lavradio e outros Cidadãos a adverter as autoridades competentes para que se faça alguma coisa nesta Freguesia.

Depois do Cidadão do Lavradio publicar este texto


o que já vinha de trás e que tinha sido mal feito foi agora acabado e limpo, mas mesmo assim podem ver que ainda faltam outros locais.














































Para quando o final desta operação de limpeza, como habitualmente só daqui a muito tempo estará resolvido o problema.


E as árvores continuam por cortar para que os peões passem no passeio e não tenham que vir à estrada.

















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Texto enviado pelo nosso leitor Alberto Milheiro

Relvado entre os blocos de prédios ao cimo da Av. J.J.Fernandes


Existe uma placa onde avisa que as crianças não podem brincar, mas as
pessoas podem traser os cães a fazer as nescessidades fisiologicas e
esta em?















































Texto enviado pelo nosso leitor João Nogueira

Bom dia

Venho falar nos ecopontos que estão à entrada e à saida do supermercado LIDL na rua da industria e que estão a tapar a visão dos automobilistas que saem do parque de estacionamento.
Os automobilistas estão obrigados a vir à faixa ver se vem algum veiculo de cada sentido, e se iam dando alguns acidentes devido aos ecopontos postos naquele local e os peões tem de ir para à estrada por causa dos ecopontos porque estao em cima do passeio.
Os pesseios são para os peões passarem e não para estar ocupados.
Podem os por ao lado do contentor do lixo que se encontra no parque de estacionamento não faz muito mal até para o carro os retirar e melhor.

Obrigado
João Nogueira

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dois meses depois!!

Dois meses depois do Cidadão do Lavradio alertar e perguntar quem limpava este terreno os
Executivos lá se decidiram em meter mãos à obra e fazer alguma coisa como deve de ser. Pena é que seja preciso alguém como o Cidadão do Lavradio para lhes dizer o que está mal e não sejam eles a ver de uma vez por todas os problemas existentes.

Como podem verificar o Cidadão do Lavradio alertou em maio para este problema.

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/05/este-terreno-e-de-quem-e-quem-o-limpa.html

Agora e passados dois meses lá começaram a fazer alguma coisa.













































Como podem ver nas imagens, estão a cortar as ervas mas o lixo esse está a ficar no mesmo local dando um aspecto talvez um pouco pior daquele que estava. e as árvores que estão no passeio e não deixam as pessoas passar continuam por cortar.

Meus senhores é preciso fazer mas fazer bem porque a população assim o exige e merece, todos os Cidadãos pagam os seus impostos e querem ver o local onde vivem limpo e tratado como de direito.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio


terça-feira, 29 de junho de 2010

Aqui está mais uma para o museu.

No cruzamento dos Semáforos em frente ao restaurante O Stop foram começadas à cerca de dois meses umas obras de alargamento da curva para a Rua da Amizade em direcção ao Vale da Amoreira.

Até aqui tudo perfeito não fosse mais uma vez e como sempre a obra parou a meio e está para durar.






















Como podem ver na imagem a estrada está por alcatroar e o passeio por calcetar. O passeio é normal porque no Lavradio o estado normal dos passeios é este, desculpem o das estradas também é este o estado normal, cheias de buracos a que ninguém liga (executivos) a não ser os condutores dos automóveis.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Afinal o problema é falta de alcatrão!!!

Depois do Cidadão do Lavradio ter publicado aqui estes dois problemas e passadas duas semanas da publicação os buracos surgiram tapados, mas não alcatroados como alguns que aqui o Cidadão do Lavradio publicou há já muito tempo.


Na Avenida J. J. Fernandes o buraco foi reparado parcialmente como mostra a imagem a seguir















Na Rua Maria Lalande os buracos foram também reparados mas não alcatroados como mostra a imagem a seguir
















E fica aqui para a memoria um possível monumento regional como lhe chama o nosso leitor Rui Loução.

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/02/quanto-tempo-ficamos-espera-que.html


Deixando a nota que só depois de alertados e até um pouco pressionados os nossos governantes locais metem mãos à obra.


Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

E depois de tanto insistir.....

E depois do Cidadão do Lavradio tanto insistir lá se reparou um espaço que em tempos (cerca de dois anos) tinha sido verde e que só agora passado este tempo todo o voltou a ser novamente.
































Agora falta reparar a calçada por trás do canteiro e por trás do prédio junto ao canteiro
http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/03/obra-ja-esta-meia-feita.html
e já agora limpar a calçada do outro lado do canteiro http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/05/moradores-sefrem-em-suas-casas-por.html
e reparar o buraco em frente ao canteiro
http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/02/um-buraco-antigo.html
e pintar a passadeira em frente ao buraco que fica em frente ao canteiro
http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/03/passadeiras-estaram-no-local-certo-e.html
e reparar ou mudar de lugar o parque de merendas por trás dos prédios junto ao canteiro. http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/03/vai-um-lanchinho-aqui-no-parque-de.html

Deixando a nota que só depois de alertados e até um pouco pressionados os nossos governantes locais metem mãos à obra.



Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

domingo, 23 de maio de 2010

Texto enviado por um nosso leitor.

Texto enviado pelo nosso leitor Rui Loução que faz uma pergunta a que o executivo deveria de ter a coragem de responder. Este texto só foi publicado depois da autorização do nosso leitor.

A pergunta é sobre este tema que o Cidadão do Lavradio já escreveu e que ainda hoje continua por resolver.


http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/02/quanto-tempo-ficamos-espera-que.html


Passamos a citar:


Caros,

Por acaso sabem se ainda falta muito para o reconhecimento como
monumento de interessa regional, ou nacional - quem sabe? - do buraco
que está "tapado" e com "baías", junto ao infantário "Refúgio dos
Fidalguinhos"?
Já lá está há uns meses bem bons e não se vê modos de aquilo sair dali.

Um abraço

--
Rui Loução



O Cidadão do Lavradio sabe que não é a Junta de Freguesia que tem a responsabilidade de fazer este e muitos outros trabalhos na NOSSA Freguesia mas tem a responsabilidade e a obrigação de interceder junto das autoridades competentes para uma rápida resolução dos problemas e anómalias da Freguesia.

Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mais um buraco que vai ficar para museu.

Na Rua Maria Lalande existem dois buracos quase em frente ao café ZipZip que também permanecem por reparar à já mais de um mês e meio, quase dois. Mais uma vez esperemos que não seja como o buraco da Rua Augusto Pereira Valegas e que fique para museu como um leitor nosso comentou connosco.

A primeira fotografia que vão ver foi tirada no dia 11 de Abril e a segunda no dia 21de Maio e como podem observar os buracos já têm mais sinalização, continuam a aumentar mas nem assim a Junta toda as devidas providências.










































Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Rua Maria Lalande.

Na Rua Maria Lalande existem dois problemas de que os moradores da mesma se queixam.
O primeiro é uma saída de esgoto existente no nº 6 que está sempre a deitar água e essa espalha-se pelo passeio e deita um cheiro nauseabundo, sendo mesmo um problema de saúde publica porque atrai mosquitos e pode causar problemas aos moradores.

















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

Buraco na Avenida J.J. Fernandes.

Na existe um buraco que está sinalizado à cerca de duas semanas, o Cidadão do Lavradio vem por este meio perguntar se este buraco vai ficar à espera o mesmo tempo que o buraco da Rua Augusto Pereira Valegas está à espera para ser reparado e os da Rua Maria Lalande. É que o buraco da Rua Augusto Pereira Valegas já está à espera de ser reparado à cerca de 5 meses e o da Rua maria Lalande à cerca de dois meses.

Estamos a falar da mais movimentada rua do Lavradio a Avenida J.J. Fernandes e como se sabe se não for reparado a tendência é para aumentar, seria difícil no dia a seguir a terem sinalizado o buraco que o mesmo fosse reparado?





















Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma rua, duas realidades !!!

Como disse um nosso concidadão num comentário que fez a uma reportagem anterior, uma rua, duas realidades.
Voltamos aqui à Rua S.I.R.B. Os Penicheiros e verificamos que estão a fazer obra esta rua e muito bem, pena é que só se lembra deste lado da rua para fazer qualquer coisa. Como mostram as imagens seguintes estão a colocar e muito bem volto a frisar, árvores no meio dos espaços verdes ali existentes. Pena é não se lembrarem de fazer tudo o resto que há por fazer nesta rua e de só fazerem o que dá nas vistas.































A esta hora a que escrevemos este texto já terminaram a obra e como mostramos nas imagens seguintes não se deram ao trabalho de reparar este espaço que deveria ser verde, semeando relva para no mínimo ficar igual aos outros.




















Assim como não se deram ao trabalho de reparar o buraco onde deveria estar um molock que está cheio de água e lixo com o perigo de se tornar uma ameaça à saúde publica, por causa do calor que aí vem.

















E agora depois disto tudo lembrar das reportagens anteriores sobre esta rua que também estes trabalhos continuam por fazer.

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/05/moradores-sefrem-em-suas-casas-por.html

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/03/obra-ja-esta-meia-feita.html

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/05/cerca-de-dois-meses-o-cidadao-do.html

http://cidadaodolavradio.blogspot.com/2010/03/vai-um-lanchinho-aqui-no-parque-de.html


E acrescentar que o outro lado da rua não é como este, não tem zonas verdes e termina num local sujo e que se está a tornar numa lixeira de dia para dia sem que haja por parte das autoridades nenhum tipo de medidas para alterar esta situação.


Cumprimentos
Cidadão do Lavradio

sábado, 15 de maio de 2010

Mais uma obra bem feita na nossa Freguesia!

À uns meses atrás na nossa Freguesia foram substituidas algumas tampas das caixas de saída dos prédios nos passeios em frente aos mesmos. Uma obra muito bem feita porque as que lá estavam anteriormente, estavam degradadas e já sem calçada. O problema é que a obra ficou a meio e foi muito mal feita.

Passo a explicar. Quando fixaram as novas tampas, fizeram-no muito a cima do nível dos passeios, algumas nem lhes mexeram e a calçada em volta das mesmas continua por reparar até hoje como mostram as imagens seguintes.






























































E agora quando é que vamos ter isto resolvido? Imaginemos que aqui necessita de passar um idoso que já não tem a mobilidade desejada e que tropeça numa destas situações e se magoa gravemente. Quem vai ser responsabilizado? Ninguém claro mas a culpa é de quem fez a obra e de quem não a fiscalizou para poder estar bem feita e acabada.


Cumprimentos
Cidadão do Lavradio